sexta-feira, 25 de setembro de 2009

As razões do fracasso de "1 contra 100"

Recém-estreado no SBT, 1 contra 100 é um game show empolgante, em que um jogador precisa de raciocínio ligeiro para responder a perguntas difíceis, além de eliminar outros cem competidores, e faturar R$ 1 milhão. No entanto, as duas primeiras semanas obtiveram índices insatisfatórios de audiência. A culpa pelo fracasso está no horário de exibição e na desenvoltura do apresentador, Roberto Justus.

1 contra 100 passa às 22h30 das quartas-feiras, após a novela Vende-se um Véu de Noiva, que apresenta péssimos índices no Ibope. No horário, a Globo transmite o Campeonato Brasileiro; a Record, o reality show musical Ídolos, ambos com público cativo. Tais adversidades prejudicaram a estreia do SBT. A novela não consegue trazer a audiência das outras emissoras. O game show amargou o quarto lugar nesta quarta-feira (dia 23), perdendo até para a Band, que transmitia a mesma partida da Globo.

Além da concorrência no horário, a própria emissora errou ao entregar 1 contra 100 a Roberto Justus. O SBT anunciara com intensidade a nova contratação, tirada da rival direta, a Record. Seriedade e contundência, características do empresário em O Aprendiz – reality show em que atuou durante seis anos na antiga emissora – destoam da tentativa frustrada de virar animador de TV. Falta para Justus o fundamental para todo animador: talento.

A falsa impressão de bom apresentador que Justus imprime não convence os telespectadores. Mostra-se, pois, inútil a estratégia da emissora de exibir a atração quase simultaneamente ao “Show do Intervalo”, da Globo, já que a esperada migração do público do futebol não acontece. O SBT, tradicional no ramo de entretenimento e dos programas de auditório, possui animadores experientes para substituir Justus: de Celso Portiolli, apresentador do Domingo Legal, ao mestre Silvio Santos, que já fez seis milionários em diversas atrações.

Justus encobriu a tão prometida "versatilidade" logo na estreia. O game show de sucesso em mais de 30 países ainda não encontrou seu ritmo no Brasil, fato no mínimo espantoso, pois programas similares, que transformam pessoas comuns em milionárias, aparecem constantemente nas principais emissoras. Enquanto continuar sendo exibido junto do fiasco Vende-se um Véu de Noiva e apresentado pelo incipiente animador Roberto Justus, a falta de cadência perdurará nas próximas edições de 1 contra 100.

4 comentários:

  1. Não tenho certeza se o problema do programa está no apresentador Roberto Justus. Realmente o maior empecilho dessa empreitada do Sílvio Santos (mesmo sendo cópia; aliás, o que não é?)é o horário em que é transmitido. Não há como trazer a audiência do futebol, principalmente pq o jogo não terminou, e do Ídolos, já que esses programas têm uma audiência cativa. A melhor solução para o sucesso desse programa é fazer como o Show do Milhão quando estreou há anos: arranjar um horário em que os outros canais passem programas com menor audiência.

    Mudando um pouco de assunto, como vc arranjou tempo para escrever isso enquanto temos tanto trabalho para fazer? É a sua dissertação pro Celso? =P

    Bruno Podolski

    ResponderExcluir
  2. Seperar o Justus de O Aprendiz foi um grande erro. Ele queria novos desafios, mas tem que entender que não dá pra ser bom em tudo. Por mais que ele tente, duvido que vá sair daquilo. Até gosto dele como apresentador, mas sei que tem uma certa barreira entre ele e o estado ideal.


    É isso!

    ResponderExcluir
  3. excelente, as usual.
    tá de parabéns, paulete.

    e depois vou querer uma bala por ser a 1000ª visita (:

    beijo!

    ResponderExcluir