sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Rumo à África do Sul

Com a vitória sobre a arquirrival Argentina por 3 a 1 no último sábado, o Brasil assegurou sua vaga na próxima Copa do Mundo de Futebol, em 2010, na África do Sul, mantendo-se como único país a disputar todos os Mundiais. No jogo da festa, 4 a 2 contra o Chile, na última quarta-feira. Com a classificação, Dunga cala quem questionou sua performance como técnico da seleção.

Mesmo este blog não acreditava no capitão do Tetra comandando o time cinco vezes campeão do mundo. O desempenho da seleção no início realmente desagradou, como o antigo Letras Escapadas mostrou em três artigos: " Exército de um homem só?", "Apatia canarinha" e "Redenção passageira de Dunga".

O ano de 2008 foi ruim para a seleção. Além de desapontar os torcedores fluminenses com apresentações vergonhosas contra Bolívia e Colômbia, não trouxe o inédito ouro olímpico de Pequim. Vaias e o segundo lugar nas eliminatórias contestado em virtude do péssimo futebol.

O prenúncio da redenção aconteceu nas vitórias nos amistosos contra Itália e Portugal. Ao sagrar-se bicampeão da Copa das Confederações, a seleção deu a volta por cima: além de eliminar a Squadra Azzurra, suou para derrotar, de virada, os EUA, gerando um movimento no Twitter que calou o ator Ashton Kutcher.

Os atuais resultados denotam uma melhora de entrosamento da seleção brasileira. Dunga conquistou mais liberdade para mesclar jogadores tradicionais e grandes promessas, com a convocação do ex-corintiano André Santos, do são-paulino Miranda e dos palmeirenses Cleiton Xavier e Diego Souza. O artilheiro das eliminatórias, Luís Fabiano, tem grandes chances de ir à África do Sul.

Paulatinamente, Dunga demonstrou não se importar com as críticas da torcida e da imprensa. A desconfiança em relação a estreia do ex-jogador como técnico parece ter arrefecido. A seleção conseguiu ter o respaldo dos brasileiros, e, aliada à liderança no ranking da FIFA, a segurança para declarar-se favorito ao hexacampeonato mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário