sábado, 1 de agosto de 2009

Record: confinada na Fazenda

Pela audiência, Record entregou sua programação ao bem-sucedido reality show

Desde que estreou A Fazenda, em 31 de maio, a Record tem aproveitado o sucesso do reality show para alavancar a audiência de outros programas. Comandada por Britto Jr., a atração consolidou a vice-liderança no Ibope para a Record, que encontrava dificuldades para se manter no segundo lugar, seguida de perto pelo SBT. A Fazenda pauta o Hoje em Dia, o Geraldo Brasil e até o Esporte Fantástico.


A overdose de A Fazenda na programação da Record começa pela manhã. O Hoje em Dia, no ar desde 2005, recebe toda segunda-feira o eliminado da semana. Os números comprovam: no dia 20 de julho, quando trouxe Mirella Santos, a revista eletrônica atingiu 11 pontos de média e 14 de pico (cada ponto equivale a cerca de 60 mil residências na Grande São Paulo). É comum também a participação das mães dos artistas no programa matinal.

No mesmo dia, Mirella fez o Geraldo Brasil alcançar 9 pontos de média, com picos de 14, e o segundo lugar assegurado. Na quarta-feira (dia 22), segundo Daniel Castro, colunista da Folha de S.Paulo, Mirella "somava oito horas e 12 minutos de superexposição".

O programa, apresentado por Geraldo Luis, disputa ponto a ponto com o Programa do Ratinho, do SBT, e costuma apelar para o reality show para vencer Carlos Massa. Logo na estreia, em 6 de julho, Geraldo, Britto Jr. e o eliminado da semana, Miro Moreira, comandaram, do estúdio, uma prova com os famosos confinados. A audiência: 7 pontos de média e picos de 12, e a vice-liderança isolada para a Record.

Quando parece que, de tanto aparecerem nos programas da Record, os eliminados de A Fazenda não têm mais nada a contar sobre os dias de reclusão, há mais alguma coisa a ser extraída destes. Aos sábados, O Melhor do Brasil, comandado por Rodrigo Faro, recebe quem esteve no confinamento, no quadro "Lavando Roupa Suja". As novelas Mutantes – Promessas de Amor e Poder Paralelo deixaram de ser exibidas nesse dia, sendo substituídas pelo reality show.

Até a mais recente estreia da Record não escapou do laço da Record: o Esporte Fantástico – cópia descarada do Esporte Espetacular, da Globo – começou mal na audiência (4 pontos), trocou de horário, mas permanece inexpressivo na "guerra" pela audiência. Nem mesmo quando "cobriu" o reencontro de Lucielle di Camargo, eliminada de A Fazenda no dia 12 de julho, e seu namorado, o jogador Denílson.

A Record tem pressa. A primeira edição de A Fazenda terminará no dia 23 de agosto. A segunda já se encontra em fase de pré-produção e deverá estrear em novembro. Nesse intervalo, as atenções se voltarão para o Programa do Gugu, no ar a partir de 30 de agosto – a estreia estava prevista para o dia 16, com a intenção de unir o final do reality show e o programa de Augusto Liberato.

Com A Fazenda, a Record viu seus índices crescerem substancialmente. Na disputa pela audiência, vale tudo, até entregar grande parte de sua programação a um reality show. A Fazenda confinou 14 famosos, em busca de R$ 1 milhão – e mais fama –, e a própria emissora, em busca de audiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário