quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A esperança do SBT

Há 28 anos, Silvio Santos anunciava a inauguração da TVS (TV Studios) em São Paulo. O canal 4, antes ocupado pela TV Tupi, foi entregue ao apresentador, comemora seu aniversário feliz, mesmo em terceiro lugar no Ibope.

O atual slogan do SBT, "A TV mais feliz do Brasil", traz a motivação de quem se orgulha de ser "brega", "popularesca", "cafona", estigmas que serviram de elo entre a emissora e seu público. Os telespectadores se identificam com a programação do SBT, explicando a fidelidade ao canal.

Mais "brega", no entanto, foi perder tal confiança ao mudar constantemente a programação. Após ter conquistado sua maior audiência em 2001, com a Casa dos Artistas, o SBT perdeu-se na disputa pelo Ibope. Formatos mal-sucedidos limados da grade, "grade voadora", mudanças súbitas que impacientaram o telespectador.

O troca-troca acentuou-se com o a avanço da Record. Na iminência de perder o segundo lugar no Ibope, o SBT anunciava novas grades a cada semana, sem sucesso. Nem mesmo o investimento no jornalismo foi capaz de impedir a queda. Era desesperador ver a emissora noticiando que ainda ocupava a vice-liderança, porém cada vez menos distante da terceira colocada. Em 2007, a esperada ultrapassagem aconteceu.

Em 2008, o SBT começava a despertar. O fim da parceria com a mexicana Televisa pôs fim à transmissão dos "dramalhões". Somente o eterno coringa Chaves resistiu, graças a um contrato separado. Silvio Santos tomou para si a responsabilidade de trazer de volta o prestígio de sua emissora, apresentando seu programa de 40 anos de tradição.

Uma produção ultrapassada deu ânimo e confiança: Pantanal, novela de 1990 da Manchete, deu sobrevida à audiência ao canal, que por um mês retornou à vice-liderança – com direito a um broche comemorativo entregue aos funcionários O SBT já havia experimentado reprises da extinta emissora, também com altos e baixos: o triunfo de Xica da Silva (2005) contrasta com os péssimos índices de Dona Beija (2009).

Íris Abravanel lidera a nova teledramaturgia do SBT. No entanto, Revelação e Vende-se um Véu de Noiva não alcançam a audiência desejada, e o sonho de voltar à vice-liderança torna-se cada vez mais distante de acontecer. Apesar dos revezes, Silvio Santos aprendeu a ter paciência. Ele mesmo afirmou que, "mesmo se der zero de audiência", manterá no ar.

Um novo SBT está se formando. Sem Gugu Liberato, mas com uma linha de shows que incomoda a concorrência e, aos poucos, conquista a fidelidade do público. Eliana, Roberto Justus, Tiago Santiago e Roberto Cabrini são as atuais contratações que trarão qualidade à programação da emissora. O SBT pode não ter motivos para tanta felicidade, mas ao menos tem esperança.

2 comentários:

  1. O SBT é o terceiro ibope do Brasil, um dos paises mais desiguais do mundo com alto indice de desigualdade ,analfabetismo ,racismo, injustiça.De acordo com a ONU.

    ResponderExcluir