terça-feira, 16 de novembro de 2010

"Os Cavaleiros do Zodíaco" inédito na TV aberta


Finalmente, após 16 anos na TV brasileira, Os Cavaleiros do Zodíaco terá episódios inéditos. A Saga de Hades, produzida em 2002 e lançada no Brasil pela PlayArte (2006), estreou na manhã desta segunda-feira na Band. Mesmo disponível em DVD e tendo sido exibido pelo canal pago Cartoon Network, em 2007, faltava a televisão aberta, onde tudo começou (lá na extinta Manchete) e agora terminará.

A transmissão da Band, surpreendentemente, agradou. Ao longo do retorno de Os Cavaleiros do Zodíaco à emissora, em 30 de junho de 2010, vários erros foram cometidos durante a transmissão das três sagas clássicas. Primeiramente, começou às 14h15, com dois episódios. Os jogos da Copa do Mundo à tarde prejudicaram a transmissão, e um horário pela manhã foi concedido, dentro do programa infantil Band Kids. Porém, Cavaleiros ficou bem mais escondido às 8h, sem divulgação e com irregularidades. O primeiro episódio exibido no Band Kids foi o quinto da série ("A ressurreição do Dragão").

Com o passar dos episódios, as transmissões ganharam mais profissionalismo. A Band estipulou um padrão, com a abertura completa, retrospectiva do episódio anterior, três comerciais (um exagero, pois um deles poderia estar entre Cavaleiros e o desenho posterior, Jimmy Neutron) e sem encerramento. Aexibição da saga das 12 Casas merece aplausos, já que uma das fases mais violentas da série passou sem cortes na TV aberta, lembrando a transmissão da extinta Manchete, em 1994.

Definida a estreia da Saga de Hades para 12 de novembro, recomeçaram os tropeços. O episódio 109 ("Tome Cuidado, Ikki! Outra triste batalha mortal") cedeu espaço para o Mundial de Vôlei Feminino. Teoricamente, Hades seria adiado para o dia 15, uma ótima data, sendo segunda-feira e feriado. Todavia, a Band pulou o episódio e não o exibiu no dia seguinte. Com atraso, a Band corrigiu o engano, transmitindo o episódio 109 após o 110. Se a série não tivesse sido exibida anteriormente, geraria uma confusão revoltante.

Enfim, a Saga de Hades estreou neste 15 de novembro. Seguindo o padrão, a Band exibiu uma abertura e cortou o encerramento, mas em Hades há uma peculiaridade: duas aberturas - a exclusiva e a clássica "Pegasus Fantasy" remasterizada - e dois encerramentos. A Band optou pela abertura clássica e ainda produziu novo logotipo (inspirado em "Lost Canvas", história inédita na TV). Quatro intervalos comerciais causaram desconforto, mas no fim a emissora pegou os fãs de surpresa exibindo o preview do episódio seguinte - que já existia na série clássica, mas nunca havia sido dublado; em Hades, foi diferente.

Desde a estreia, em 1994, com o episódio "As lendas de uma nova era", até hoje, com "O início de uma nova Guerra Santa", Os Cavaleiros do Zodíaco travou batalhas na TV maiores inclusive do que as dos próprios cavaleiros protagonistas da série. Desta vez, a vitória será dos fãs.

Abaixo, a abertura e o preview exibidos pela Band, disponiblizados pelo site CavZodiaco.com.br:



Nenhum comentário:

Postar um comentário