segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Chaves no Cartoon Network: Independência

Não, este post não é sobre a eleição de Dilma Rousseff como a primeira presidente do Brasil. Hoje, o canal pago Cartoon Network começou a exibir o seriado Chaves, às 9h30, com episódios inéditos. O fato surpreendeu os fãs, incendiou os fóruns da internet e deixou o gosto de surpresa para logo mais, às 20h30, quando será exibido Chapolin. Abaixo, meu comentário em um desses fóruns:

Pelo menos para nós, fãs brasileiros, o dia 1º de novembro de 2010 é o Dia da Independência do SBT. Conhecemos El Chavo del 8 graças ao SBT, retribuimos com audiência, e essa relação se mantém há 26 anos.

Mas nós, fãs brasileiros, nos informamos pela internet e descobrimos um incontável número de episódios que o SBT não exibe, seja por capricho, seja porque não os comprou mesmo. Desde então, passamos a criticar o SBT por cortar um episódio aqui, editar outro ali, cancelar outro acolá. E o SBT, responsável inclusive pela existência do fã-clube e deste fórum, passou a ser nosso alvo.

Há algum tempo, já estamos acostumados a assistir a CH por outros meios: Repretel (canal da Costa Rica, certo? Já vi uma vez e boa parte da coleção de episódios de alguns fãs veio da Repretel), TLN e agora Cartoon Network. Este último um canal de maior alcance, embora seja pago. Sempre detestei TV paga, por ser paga (e por não tê-la em casa também). É muito restrita, sempre foi associada à elite que pode pagar, e nunca gostei disso. Mas cada vez mais brasileiros estão tendo acesso aos pacotes econômicos da NET, SKY e similares e, assim, podem ver CH no Cartoon Network, canal com muito mais visibilidade do que o TLN, da Televisa. O SBT, a partir de hoje, perdeu sua importância no meio CH, virando uma alternativa secundária para assistir às séries.

Ironicamente, a partir da exibição de hoje, notei que a TV aberta é mais fechada do que a própria TV por assinatura. As emissoras tentam padronizar o conteúdo importado que exibem ao grande público. Podem ver na abertura editada dos Simpsons, na Globo. Chaves, Chapolin e Chespirito sofreram com este padrão. Às vezes, o feitiço vira contra o feiticeiro, como a tradução da saga de Acapulco, que virou Guarujá, e mesmo assim todos falam Acapulco.

O exemplo acima é consequência de outra burrada: comprar o primeiro episódio da saga separado dos outros dois. Isso faz lembrar uma coisa: estamos independentes do SBT, mas quem está acima de SBT, TLN e Cartoon Network é a própria Televisa. Grande parte das imperfeições do SBT quanto a Chaves é culpa da Televisa. As outras burradas são culpa desse padrão que o SBT, como canal aberto, tenta imprimir a seu público.

Enfim, 26 anos depois, chegamos à conclusão - óbvia - de que Chespirito é maior que o SBT. Falta o mundo descobrir que Chespirito é maior que a Televisa.


Abaixo, a primeira exibição de Chaves pelo Cartoon Network:








Nenhum comentário:

Postar um comentário