sábado, 13 de novembro de 2010

Doce imprensa


Amanhã comemora-se o Dia Mundial do Diabetes. A data, 14 de novembro, foi criada pela International Diabetes Federation (IDF) para homenagear o aniversário do cientista canadense Frederick Banting, que em 1921 descobriu a insulina em parceria com Charles Best. A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e que nos diabéticos tem sua produção reduzida (tipo 2) ou nula (tipo 1), consegue levar a grande molécula de glicose às células. Após esta introdução, vamos falar sobre como a mídia trata a doença.

Os casos de diabetes tipo 2 estão aumentando exponencialmente. Estima-se que em 2030 tenham no mundo 435 milhões de diabéticos. O tipo 2, responsável por 90% dos casos, é resultado da "correria" (que, infelizmente, nada tem a ver com atividade física): pessoas cuja rotina limita-se ao comer, sentar, trabalhar, comer, ver TV, comer e dormir. Dessa forma, não há pâncreas que aguente, a glicemia fica alterada, a pressão sobe, o stress aumenta... e surgem as doenças contemporâneas - o diabetes tipo 2 está nesse grupo.

A mídia atrapalha para a explosão dessas doenças. Primeiramente, veiculam matérias sobre saúde e nutrição e falam que dá para curar todas as doenças com "alimentação balanceada e atividade física". Depois, o Globo Repórter aparece com as "ervas que curam". Desse modo, qualquer pessoa acha que diabetes tipo 2 não é perigoso e que tratar é fácil - e não tratam.

O diabetes tipo 1 é ainda mais esquecido, quase "marginal". Claro, o tipo 1 não se cura apenas com "alimentação balanceada e atividade física", nem com "ervas que curam". Sem desmerecer os tratamentos alternativos, mas o tratamento do tipo 1 é com injeções de insulina, e mostrar esse "sofrimento" para o grande público dói.
Até porque não há cura para o tipo 1. E doença que a mídia não consegue curar é esquecida.

Felizmente, há exceções: a única vez em que a imprensa tratou o diabetes tipo 1 de maneira exemplar foi em março de 2008, na série de reportagens "Diabetes - A vida pode ser doce", do jornalista Arnaldo Duran, exibida pelo Jornal da Record. A série pode ser vista nos vídeos abaixo.












Nenhum comentário:

Postar um comentário