quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Quatro erros do SBT em 2010

Continuando o balanço anual da programação do SBT, iniciado em 2008, segue o balanço de 2010. Aqui estão os erros deste ano:

Desperdício de séries: Sobrenatural impressionou na audiência. Empolgado, o SBT realizou uma enquete em seu site para definir a série substituta. Os fãs de Gossip Girl votaram sem parar e o resultado foi uma série com público completamente diferente de Sobrenatural no horário, abrindo brecha para a Record contra-atacar com CSI e dar fim à estratégia, até então vitoriosa, do SBT.

Solitários sonolento: O reality show que prometia tortura e testes de resistência, pelo menos nas chamadas, não mostrou a que veio. Solitários tinha potencial, mas a produção adiantada e a edição precária determinaram o fracasso do carro-chefe da programação de verão do SBT. O que era para ser impressionante acabou virando sonolento. A segunda temporada, gravada há um ano, vai estrear na próxima quarta-feira. Erro que se repete.

Manchete morta: As reprises das novelas da Manchete definitivamente provaram sua ineficácia na programação noturna do SBT. Em um erro de estratégia após o fim do fenômeno Pantanal, em 2009, a emissora de Silvio Santos demorou para reprisar Dona Beija (e, quando o fez, foi em outro horário). O desgaste já havia se tornado realidade quando foi decidido reestrear A História de Ana Raio e Zé Trovão. Chamadas prometiam edição ágil e 150 episódios, mas a trama já passou do capítulo 170 e não elevou a audiência noturna do SBT.

Boletim de erros: O Boletim de Ocorrências, jornal policial criado às pressas por Silvio Santos para substituir as famigeradas Pegadinhas Picantes, deu certo no começo, quando tinha pouco mais de dez minutos e mantinha a audiência da série enquanto a novela da Globo não terminava. O formato começou a perder fôlego quando ganhou uma edição às 19 horas. Porém, o desespero pelo avanço da Band no horário nobre gerou uma decisão equivocada: ampliar o B.O. para competir com José Luiz Datena. O resultado não poderia ter sido pior: além da novela para definir o apresentador do telejornal (Roberto Cabrini recusou; cogitou-se a permanência de Joyce Ribeiro; Luiz Bacci chegou a ser anunciado na chamada, mas no dia seguinte assinou com a Record), o escolhido César Filho tem o perfil menos adequado para um programa policial. A audiência não correspondeu e o B.O. encerra sua atividades nesta sexta-feira.

2 comentários:

  1. Achei bacana a reprise de Ana Raio e eles prometiam na propaganda menos capítulos, mas não estipularam um número exato.

    Quantos as séries, o SBT errou tb ao não exibir "V" e "Diários de Um Vampiro".

    ResponderExcluir
  2. olha a programaçao do sbt sempre foi assim e nao vai mudar ja estou acostumado

    ResponderExcluir