segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Aniversário de escapadas

Na tarde de 12 de outubro de 2008, nascia o Letras Escapadas. Em seu primeiro aniversário, eu, o fundador Paulo Pacheco, trago um balanço deste blog em constante ascensão.

A ideia do blog veio ainda quando estudava no cursinho. "Como vai tentar jornalismo se nem tem blog?", perguntavam os colegas.
Pois bem, aproveitei uma época tranquila dos estudos (outubro, antes da importante revisão) e fundei o blog. Faltava escolher onde hospedá-lo. Meus conhecimentos ínfimos de internet levaram-me ao zip.net, do UOL. Oito meses depois, em junho de 2009, fiquei impossibilitado de publicar textos. Motivo: falta de espaço. Achei estranho, mas estava com pressa, precisava postar um texto sobre Michael Jackson, que falecera naquele dia. Procurei abrigo no Blogger, de onde posto este texto.

A época no UOL foi muito proveitosa. Primeiramente, chamava-se "Blog de Paulo Pacheco - Letras Escapadas" e a URL era "blogpp" e não "letrasescapadas". Lá, publiquei 85 textos, entre críticas e reportagens, sobre diversos temas. Na ocasião do lançamento, São Paulo escolhia seu prefeito. Os primeiros posts tratavam dessa disputa eleitoral. Comentei os debates na TV, cobri as sabatinas que a Folha de S.Paulo promovera com Marta Suplicy e Gilberto Kassab, e analisei o dia seguinte, a vitória deste último.

Embora a cobertura
incisiva das eleições municipais, outros assuntos pautaram o blog. No dia seguinte ao da inauguração do Letras Escapadas, estava animado e publiquei quatro textos: dois sobre o pleito paulistano, um sobre a vitória da seleção brasileira por 4 a 0 em cima da Venezuela, e um sobre animações japonesas na TV. Os textos ainda eram curtos, porém objetivos (como dissera no primeiro post: o lema do blog é a objetividade).

À medida que o vestibular se aproximava, deixava de lado o blog. Alguns textos eram redações nas quais obtivera boas notas. O post de 30 de outubro, com o texto "O triste ocaso da leitura", e o de 9 de novembro, com "(Gen)ética na linha de montagem", são exemplos.

O post de 18 de
dezembro é especial: no dia em que soubera de minha aprovação no vestibular da Faculdade Cásper Líbero, abusei da primeira pessoa (recurso que costumo repudiar em blogs de cunho jornalístico, como este) e escrevi "18 de dezembro de 2008: o dia da redenção". Comecei o texto assim: "Excepcionalmente, escreverei em primeira pessoa e sobre algo trivial (para os leitores, mas que é de suma importância para mim)".

Procurava não deixar o blog desatualizado por mais de uma semana,
embora tenha acontecido duas vezes. Uma delas, entre 27 de janeiro e 10 de fevereiro, pode ser justificada: a expectativa pelo primeiro dia de aula na Cásper, em 9 de fevereiro de 2009. No dia seguinte, voltei à ativa, com o texto "Redenção passageira de Dunga".

Ao ingressar
no curso de Jornalismo da Cásper Líbero, procurei colaborar para os órgãos laboratoriais da Faculdade. Primeiramente, para o site de Cultura Geral. Críticas teatrais compuseram tanto o site (após uma edição) como o blog. A primeira, "Sutilezas do triunfo" (sobre a peça Calígula), foi publicada em 16 de fevereiro, apenas uma semana após o início das aulas.

Entre 31 de março e 3 de abril, em parceria com os amigos Juliana Koch e Narlir Galvão, cobri o "Ciclo de Cinema de Cultura Geral", promovido pela Faculdade, cujo o tema fora "Comunicação: questões éticas e profissionais". Nossa colaboração foi de suma importância para o site de Cultura Geral, que se encontrava sem editor nem repórteres para cobrir o evento.

Em abril, para incrementar uma atividade da disciplina "Língua Portuguesa I", conversei com a subprefeita da Lapa So
ninha Francine, também conhecida pelo ativismo ambiental. A pauta, sobre ciclovias, rendeu uma entrevista em duas partes. A primeira, divulgada em 10 de abril, sem alarde. A segunda, publicada em 6 de maio, rendeu ao Letras Escapadas a indicação do UOL Blog. Sim, estas escapadas ficaram entre os "Blogs Legais" daquela semana! Detalhe: só dei conta disso dias depois da indicação. Momento inesquecível!

Em maio, cobri parte da Virada Cultural 2009. Uma lan house próxima à Praça da República permitiu a publicação de texto imediato sobre o show que acabara de acontecer. Outro caso de apuração primária foi a denúncia de uma rua que tinha virado depósito de lixo. O caso da "rua-lixão" pautou duas matérias, uma de 26 de abril e outra de 12 de maio. No entanto, a reportagem mais gratificante foi a de 13 de maio, sobre o show do projeto infantil, encabeçado por Arnaldo Antunes, chamado Pequeno Cidadão. A cobertura da apresentação repercutiu no blog, no site de Cultura Geral e até mesmo na Rádio Universitária, a Gazeta AM.

No mês de junho, a mudança. Surpreso pela "falta de espaço", mudei de casa. No Blogger, apresentei-me novamente, publiquei um texto sobre Michael Jackson, em 26 de junho, e reapresentei dois: uma matéria sobre o show gratuito do Pato Fu, e uma análise da "guerra" entre as emissoras de TV pela audiência (tema recorrente no blog).

Em um ano, 121 "escapadas" (sem contar esta) saíram de minha mente, cuja imaginação ainda está longe de terminar.
Agradeço aos meus leitores pelas mais de 4 mil visitas, contando os dois blogs. O ano de 2010 promete muitas pautas, análises, críticas e reportagens. E este blog continuará trabalhando, porque a relevância está aqui, no Letras Escapadas!

2 comentários: