quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Quatro acertos do SBT em 2009

Continuando o balanço anual da programação do SBT, iniciado em 2008, segue o balanço de 2009. Aqui estão os acertos deste ano:

SBT onipresente: Em 2009, o SBT investiu pesadamente em propaganda. Anúncios em jornais e revistas, na TV Minuto, transmitida dentro dos trens do Metrô de São Paulo, e a inserção no mundo virtual constituíram fatores fundamentais para a reviravolta da emissora. Em agosto, o slogan "A TV mais feliz do Brasil" vinha acompanhado das estrelas da casa em outros corpos. Só dessa forma pôde-se ver Silvio Santos sem camisa e Roberto Justus dançando break. A rede social Twitter foi amplamente utilizada pelos funcionários do SBT, e os "SBTistas" são os fãs mais ativos, quando comparados aos de outras emissoras.

Séries "Pantanal": Em uma surpreendente estra
tégia, o SBT deslocou o telejornal SBT Brasil para às 19h30 e ocupou o horário com séries. Arriscado, já que o público da TV aberta não está acostumado a assistir aos produtos da TV paga? Pode até ser. Mas o risco deu certo, e hoje a emissora obtém excelentes resultados às 21 horas. Em setembro, Harper's Island - O Mistério da Ilha mostrou a que veio e dobrou a audiência na faixa de exibição. Seus treze episódios foram transmitidos diariamente, como uma novela. Exatamente a intenção da emissora: dar uma opção a quem não assiste às novelas da Globo e da Record. A meta era de cinco pontos. A audiência média foi de oito. O sucesso seguinte, Sobrenatural (foto abaixo), confirmou a preferência do público. Na última quarta-feira (dia 16), a série obteve 12 pontos de média. Índices semelhantes aos de Pantanal, se considerar a concorrência com a trama das nove da Globo. Além disso, prejudicou as duas esperanças da Record: Bela, a Feia e A Fazenda perdem diariamente para o SBT, que se saiu muito bem sendo a "alternativa".

O domingo mais feliz do Brasil:
Gugu foi embora. Em compensação, Eliana voltou à casa que a projetou, e Celso Portiolli recebeu seu maior presente: o Domingo Legal. Junto de Maisa, nas manhãs, e Silvio Santos, à noite, o domingo do SBT cresceu não apenas em audiência, mas também em felicidade. Na parte mais "triste", Celso visita a família de "Construindo um Sonho" fantasiado, dando mais irreverência ao quadro antes sofrido nas mãos de Augusto Liberato. Eliana trouxe um Tudo é Possível - seu antigo programa na Record - incrementado, e chegou a vencer a Globo nas primeiras semanas. Apesar de não ter mexido nas atrações de seu tradicional programa, Silvio Santos enfrenta corajosamente a cada vez mais competitiva "guerra pelo ibope". Quatro emissoras lutam pelo primeiro lugar, e o mestre da comunicação incomoda a concorrência em torno das 20 horas e após às 23 horas. Para um programa quase cinquentão, é uma vitória frente às "inovações" da concorrência. Mas, para se firmar na disputa, Silvio precisa se atualizar.

A consolidação do SBT Show: O SBT Show, que começou em 2008 como uma alternativa aos telejornais da Globo e da Record, ganhou força em 2009. Você se Lembra?, Esquadrão da Moda, Qual é o Seu Talento? (foto abaixo), Nada Além da Verdade e TV Animal chegam a incomodar a concorrência e inclusive a derrotá-la. Para não provocar desgaste nos formatos, o horário foi ocupado por diferentes programas durante o ano. Alguns form mal-sucedidos, como o reality Só Falta Esposa, às quintas-feiras. Outros, como o 10 Anos + Jovem, às sextas, deixou saudade. Esquadrão da Moda e Qual é o Seu Talento? configuram os destaques da faixa de shows do SBT.

3 comentários:

  1. Vamos por partes, como diria Jack, o Açougueiro:

    1) Assisti apenas uma vez ao "Pegadinhas Picantes". Ainda assim, só no intervalo do "CQC". Fiquei surpreso que as mulheres aparecem peladas! Eu escrevi "surpreso", não "revoltado". Agora, sem dúvida, a atração é de uma apelação digna dos piores momentos do Sistema Brasileiro de Televisão.

    Quando eu vi, lembrei bastante daquele humorístico que o SBT passou durante alguns poucos meses, em que as garotas tiravam a roupa e ficavam seminuas (sem hífen). Era um programa brasileiro no qual a maioria das mulheres era atriz de filmes pornográficos. Contou também com o Marquinhos - lenda das pegadinhas do João Kléber - no elenco. Não consigo lembrar o nome desse programa, que veio na minha cabeça, porque também foi muito criticado.

    2) Vamos ser sinceros: o Roberto Justus não tem carisma nenhum. Pelo menos, não para apresentar programa de auditório nesse formato de game show. A imagem que ele passa é a de um ricaço, bem-sucedido... Não vejo perspectiva de melhora no desempenho dele. Para mim, o SBT deu um tiro no pé ao contratá-lo. Foi só uma tentativa de enfraquecer a emissora dos bispos após esta ter contratado o Gugu, era melhor o Justus continuar na Barra Funda.

    3) Sem querer ser “profeta do passado”, mas estava na cara que as novelas da senhora Abravanel não iam vingar. Confesso que por não ser muito fã de novelas, não tinha observado essa questão apontada a respeito do “excesso de luminosidade”. Mas é plausível que tenha sido um dos problemas.

    4) Recuso-me a comentar a reprise dupla do bom “Jornal do SBT Manhã”.

    ResponderExcluir
  2. 5)O SBT investiu num nicho importante para atrair telespectadores: a internet, que permite a interação com o público. O exemplo mais positivo disso é a Daniela Beyruti, perdão @Danibey, no Twitter. Nesse ponto, a Globo e a Record são mais conservadoras. A Band me parece ser a emissora que melhor lida com essas ferramentas, tem até conta no YouTube.

    Os comercias da “TV mais feliz do Brasil” são muito engraçados. Muita gente critica dizendo que são “bregas, de mau gosto”, mas não entendem que a intenção deles é justamente assumir essa feição brega que o SBT sempre carregou. Por brega, não entenda ruim, mas não ter medo (ou vergonha) de ser do jeito que é, como as músicas do grande cantor Odair José.

    6)Não assisti a nenhuma das séries exibidas pelo SBT, porque não tenho o hábito de acompanhá-las nem na TV paga. No entanto, sei que são excelentes produções e fico contente pela audiência ter correspondido.

    7)A boa filha à casa torna. A Eliana evoluiu bastante desde que começou no SBT. Hoje, é uma apresentadora de mãos cheias, não só mais de dedinhos... Ao contrário da contratação do seu ex-namorado, acredito que o SBT deu um tiro certeiro na guerra particular com a Record.

    8)Gosto bastante dessa faixa “SBT Show”. Dos citados, o meu preferido é “Nada Além da Verdade”. Nunca tinha ouvido falar do “10 Anos + Jovem”. Sinto que ano que vem teremos novidades.

    ResponderExcluir
  3. Sobre o item 1) do comentário, o programa mencionado é o "Sem Controle", exibido em 2007, nas noites de sábado.

    ResponderExcluir