segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Com vocês, o Steamrollers

O futebol americano do Corinthians deixou escapar o título Paulista de 2009. Após uma campanha invicta, o Steamrollers caiu nos play offs do campeonato organizado pela LPFA (Liga Paulista de Futebol Americano). Passado o revés, a equipe prepara sua arrancada em 2010.

Criado nas ruas de Diadema (Grande SP) em 2004, o Steamrollers conseguiu projeção estadual dois anos mais tarde, quando terminou o Campeonato Paulista em segundo lugar. A grande mudança veio em 2008. O atleta Ricardo Trigo foi convidado para integrar o elenco, e logo saiu atrás de patrocínio.

"Buscamos de todas as formas ajuda para que o time crescesse, mas as portas não se abriram, pelo esporte não ser reconhecido e por não sermos uma associação", conta Trigo. Em abril de 2008, o grupo de amigos que formava o Steamrollers fundou a associação, e a procura de parceria tornou-se mais fácil. O Timão apoiou a equipe, que passou a se chamar Corinthians Steamrollers desde maio daquele ano.

Trigo recorda que, no começo, por ser ainda desconhecido, o Steamrollers não tinha campo reservado, e por isso jogava no terrão do clube. Aos poucos, o prestígio do time aumentou, e hoje os atletas treinam em um campo society.

A perda do título paulista mexeu com os ânimos dos jogadores. A contusão do quarterback Cauê Martins – o "cérebro" do time, segundo Trigo – foi crucial para o desempenho do Steamrollers nos play offs. No entanto, a derrota já virou passado, e Trigo prefere lembrar apenas os resultados positivos na competição. "Dos 22 melhores atletas eleitos do campeonato, o Corinthians teve 12", comemora.

Em dezembro de 2009, o Steamrollers promoveu uma seletiva para a próxima temporada. "Tivemos 420 inscritos. A qualidade dos atletas era tão grande que resolvemos montar mais duas equipes. Uma para tirarmos grandes jogadores para o time principal. A novidade é a equipe juvenil, que trabalharemos para o futuro. Quem não entrou para o grupo de 45 selecionados integrará o projeto de escolhinha de futebol americano do Corinthians, algo inédito no país", revela Trigo.

Apesar de não ser o técnico – "coach", na linguagem do futebol americano – Trigo possui um importante papel fora dos campos. Ele atua como relações públicas e assessor de imprensa, atualiza o site e capta patrocínios para o time. Atualmente, a equipe conta com a diretora Susy Nomura e uma comissão técnica formada por dois treinadores: Luiz Basílio Neto e o "coach" Fabio Marin.

"O Corinthians Steamrollers foi o time de maior exposição na mídia, fazendo o futebol americano crescer e arregimentando mais torcedores para este esporte ainda desconhecido no país", festeja Trigo, que espera estes novos “fiéis” nos campeonatos de 2010.

Confira o calendário de competições do Corinthians Steamrollers:

31/1 – Jogo comemorativo contra o campeão paranaense Barigui Crocodiles, em Curitiba (PR).

28/2 a 28/6 – Campeonato Paulista.

24/4 – Jogo comemorativo pelo aniversário de Brasília (DF) contra Buffalos.

3 a 5/6 – Pantanal Bowl, torneio com quatro equipes (incluindo um time universitário dos Estados Unidos), em Cuiabá (MT).

Julho a dezembro – Campeonato Estadual de Flag.

Setembro a dezembro – Campeonato Brasileiro.

EDIT: Esta reportagem é uma versão estendida de matéria publicada no jornal O Fiel de 11 de janeiro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário