segunda-feira, 29 de junho de 2009

Praça reformada ainda apresenta defeitos

Subprefeitura considera reparo concluído, embora o trabalho mal feito seja visível

A Praça Flávio Rangel, localizada na Freguesia do Ó (zona norte de São Paulo), esquecida pelas gestões de Marta Suplicy (2001-2004) e José Serra (2005-2006) e que até o começo da década tinha inclusive um playground, passou por reparos durante a administração de Gilberto Kassab. Para a subprefeitura de Freguesia/Brasilândia, a obra, iniciada no segundo de 2008, está concluída, de acordo com nota de 5 de junho. O Letras Escapadas visitou o local e apurou que ainda há o que melhorar.
Não se sabe o dia exato, mas, certamente, em 14 de outubro de 2008, as obras já haviam sido iniciadas. Neste dia, Gilberto Kassab participara de uma sabatina promovida pelo jornal Folha de S.Paulo. Da plateia, Paulo Pacheco, fundador do Letras Escapadas, interrogou o prefeito (aos 51 minutos do vídeo), citando o prazo para a conclusão dos reparos.

Mesmo "concluída", a placa colocada no início da reforma ainda o foi retirada. Nela, pode-se ler o prazo: 150 dias corridos. Fazendo as contas, do dia sabatina à nota da subprefeitura, somam-se 203 dias, isto é, ultrapassou a marca estabelecida. Na própria nota a subprefeitura admite o atraso, alegando que a obra durou seis meses.

Como se não bastasse, a reforma apresenta defeitos. Merece aplausos o plantio de novas árvores, além da instalação das pistas de caminhada e skate. No entanto, as evidências do serviço mal feito pela equipe da subprefeitura estão no remendo do gramado. Como um quebra-cabeça, ele foi "montado" peça a peça, mas algumas delas se diferenciam das outras. O resultado é o gramado "bicolor" em diversos pontos da praça.

As bocas-de-lobo também foram ignoradas pela equipe. Algumas estão fora de lugar, quebradas e não foram consertadas ou substituídas. Pior: a boca-de-lobo danificada foi "incrementada" com pedaços de madeira. O mais impressionante é que elas receberam pintura. A subprefeitura pintou a boca-de-lobo sem consertá-la. O risco de alguém, em uma caminhada – algo possível com a nova pista –, cair em uma das bocas danificadas, é grande.

A comunidade da Freguesia do Ó espera que a reforma da praça seja realmente concluída, com os defeitos no gramado reparados e as bocas-de-lobo consertadas.

2 comentários:

  1. Matéria completíssima, Pacheco. Sempre confortante saber que pessoas como você estão fiscalizando os feitos dos governantes nas periferias. Isso me deu uma ideia de pauta. Há 2 anos e meio, nosso prefeito Kassab veio até o Grajaú para lançar um projeto de reurbanização, o qual não foi concluído e o prazo já está estourado em, no mínimo, 6 meses.

    Parabéns, garoto!

    ResponderExcluir
  2. Gosto do seu jeito de escrever, Paulo. O blog passou por reformas, ficou ótimo assim. Parabéns pelas matérias de denúncia. Precisamos disso, precisamos de voz.

    Até mais ver, amigo.

    ResponderExcluir