quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Próxima estação: Sacomã

José Serra, governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência da República, bem que tentou, mas não conseguiu inaugurar sua "menina dos olhos" a tempo: a Estação Sacomã, prolongamento da Linha 2 - Verde do Metrô, só foi aberta no último 10 de janeiro e para testes. É a chamada Operação Assistida. Como ainda não há previsão para a inauguração, os usuários poderão aproveitar por mais tempo a viagem grátis entre as estações Alto do Ipiranga e Sacomã.

O percurso entre as recentes paradas é feito de maneira tranquila. O cheiro de terra ainda persiste, causa desconforto no início, mas torna-se imperceptível quando o trem chega à plataforma da nova estação. Chegando ao Sacomã, as portas dos vagões se abrem simultaneamente às do bloqueio de vidro, novidade da "mais moderna estação da América Latina", segundo o Metrô de São Paulo. À prova de suicídios, a inovação fará com que a faixa amarela seja, enfim, respeitada.

Ao sair da estação, mais surpresas: a escada rolante que só acelera quando há usuários nela prova espanto, desequilíbrio e quase tombos. No andar intermediário (entre a saída e as plataformas), o teto decorado com curvas disformes brancas parece um mar agitado pela maré. Por enquanto, sem vestígios do "concretão" típico das estações mais antigas.

Bilhete Único em mãos, mas e as catracas? Aquele impulso com a barriga para ultrapassá-la ficará obsoleto quando a nova estação for inaugurada. Portas de vidro automáticas, que parecem cortinas, só se abrem quando o sensor lê o Bilhete Único.

No retorno ao Alto do Ipiranga, o porquê de ser uma Operação Assistida: as portas do bloqueio de vidro das plataformas ainda não fecham simultaneamente às do trem. A viagem é postergada por alguns minutos, até que tudo estivesse devidamente regulado.

Ainda é cedo para estrear a "obra de arte" do Governo de São Paulo. Falta integrar a estação Sacomã com o Expresso Tiradentes, que fica próximo. Mas é interessante notar os avanços na construção do Metrô e ter uma perspectiva de como ficarão as futuras linhas, como a 4 - Amarela e a 6 - Laranja, e as futuras estações das linhas 2 - Verde e 5 - Lilás.

2 comentários:

  1. Eeeeei, essas escadas rolantes inteligentes já existem na Estação Klabin e ninguém fala delas! u_ú

    Belo texto, Paulo!
    Beeijo

    ResponderExcluir
  2. As escadas inteligentes existem em São Paulo desde 2000 - ano de inauguração do Expresso Leste - nas estações Corinthians - Itaquera, Dom Bosco e José Bonifácio. E como a Mel falou, em algumas das mais recentes da linha 2 - Verde.

    Agora se for considerar todo o país, desde o começo da década de 1980, há escadas inteligentes nas estações do Metrô Rio.

    Para a alegria do Serra, as chuvas atrapalharam a estação Tamanduateí, que está bem atrasada. Vila Prudente está mais adiantada, porém não sei se é viável inaugurá-la antes. O jeito é operação assistida de seis meses!

    ResponderExcluir