quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Debate ou bola?


Daqui a pouco, às 22 horas, o primeiro debate presidencial será exibido pela Band. No mesmo horário, o time do São Paulo joga contra o Internacional pela Taça Libertadores da América. A infeliz coincidência prejudica a democracia.

Para evitar que o segundo jogo da semifinal da Libertadores coincidisse com a final da Copa do Brasil, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmembol), a pedido da Rede Globo, adiou a partida em um dia. Assim, a emissora carioca poderia transmitir os dois jogos decisivos, e a Band não exibiria com exclusividade Vitória x Santos. Foi o que aconteceu ontem.

A alteração da data do jogo entre São Paulo e Internacional parece ter sido ignorada ou esquecida pela Band, que marcou o primeiro debate entre candidatos à presidência na mesma noite. A primeira vez em que Dilma Rousseff e José Serra se enfrentarão na televisão será ofuscada pela semifinal que a Globo transmitirá com exclusividade em TV aberta.

Como se não bastasse, o local do debate – a sede da TV Bandeirantes – e o do jogo – o estádio Cícero Pompeu de Toledo – ficam no mesmo local, o bairro do Morumbi (zona oeste de SP) a poucos quilômetros de distância um do outro.

Estranha o fato de que a Band é conhecida pelos debates e pela cobertura esportiva. No entanto, optou por não mudar a data do debate, já que os candidatos – especialmente Dilma Rousseff – cancelou a ida a vários eventos semelhantes por problemas na agenda.

No entanto, o maior prejudicado é o eleitor, que perderá a chance de acompanhar as propostas de Dilma, Serra, Marina Silva e Plínio de Arruda Sampaio. A Band, que se orgulha de sua tradição de debates, marcou um gol contra em seu primeiro ato nesta cobertura eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário