domingo, 11 de julho de 2010

Um sábado no Anime Friends

Nelson Machado é homenageado no Oscar da Dublagem 2010

O primeiro fim de semana do Anime Friends, maior evento de cultura pop na América Latina, foi um sucesso. A organização melhorou em comparação ao ano passado; apesar disso, contratempos irritaram boa parte dos visitantes.

Realizado pela terceira vez consecutiva no Mart Center (zona norte de SP), o Anime Friends reuniu mais três eventos no mesmo local: Comic Fair, Asia Fest e SP Game Show. Consequência do crescimento do próprio Anime Friends, que começou em 2003 paraticamente destinado apenas aos animes e mangás e, gradativamente, integrou outros elementos da cultura jovem, como os games e os quadrinhos. Os quatro eventos puderam ser bem divididos em cada espaço do Mart Center.

Não houve filas, pelo menos
no sábado, dia 10 de julho, quando a reportagem compareceu ao evento. Uma das principais reclamações dos visitantes eram as filas gigantescas nos poucos caixas para trocar o dinheiro antes de comer (o real não é aceito na praça de alimentação). Cinco cabines, com dois caixas cada, espalharam-se pela praça, evitando a aglomeração.

Quem comprou ingresso antecipado era levado ao Palco Cosplay, onde seriam realizados concursos de coslpay, palestras e o Oscar da Dublagem, o principal acontecimento do dia além do Super Friends Spirits, show já tradicional que reúne intérpretes de canções de animações e seriados live-action japoneses.

Pois aí está um ponto negativo do evento. As duas maiores atrações foram programadas para o mesmo horário (19 horas), sendo o Oscar no Palco Cosplay e o Super Friends Spirits no Palco Principal. Os fãs tiveram que escolher entre acompanhar a premiação e conferir a apresentação de Akira Kushida, Takayuki Miyauchi e Shinichi Ishihara.

Não bastasse a coincidência de horários, o Oscar da Dublagem atrasou mais de uma hora. Os apresentadores da premiação, Hermes Baroli e Márcia Morelli, driblaram o alvoroço do público com dinamismo e bom humor. Os grandes vencedores da sétima edição do Oscar da Dublagem foram o estúdio carioca Delart e o filme Up - Altas Aventuras, com três prêmios, incluindo Melhor Direção e Melhor Dublagem. Um dos momentos mais emocionantes foi a homenagem a Nelson Machado (foto acima, retirada do site CavZodiaco.com.br), dublador de Kiko (Chaves), Fred Flintstone (Os Flintstones) entre outros personagens.

O teste final para a organização do Anime Friends será no próximo domingo, dia 18, último e mais lotado dia do evento. Abaixo, os vencedores do Oscar da Dublagem 2010:

Melhor dublagem: Up - Altas Aventuras (estúdio Delart).
Melhor direção de dublagem: Garcia Jr. (Up - Altas Aventuras).
Melhor dublador de protagonista: Isaac Bardavid (Logan em X-Men Origens - Wolverine).
Melhor dubladora de protagonista: Mariangela Cantú (Dra. Grace em Avatar).
Melhor dublador de coadjuvante: Lauro Fabiano (Dumbledore em Harry Potter e o Enigma do Príncipe).
Melhor dubladora de coadjuvante: Miriam Fischer (Bellatrix em Harry Potter e o Enigma do Príncipe).
Melhor narrador ou locutor: Philippe Maia (Todo Mundo Odeia o Chris).
Prêmio revelação da dublagem: Dudu Drummond (Russel em Up - Altas Aventuras).
Melhor canção ou trilha adaptada: Félix Ferrá (A Princesa e o Sapo).
Melhor redublagem ou sequência: Lost (estúdio Delart).
Melhor mixagem: Star Trek (estúdio Delart).
Melhor tradução ou adaptação: Marcelo Del Greco e Arnaldo M. Oka (Saint Seiya - The Lost Canvas).
Melhor dublagem de anime: Saint Seiya - The Lost Canvas (estúdio Dubrasil).
Melhor dublador de anime: Silas Borges (Alone em Saint Seiya - The Lost Canvas).
Melhor dubladora de anime: Cristiane Monteiro (Lindinha em Meninas Super Poderosas Geração Z).
Conjunto da obra: Nelson Machado.

2 comentários:

  1. Também achei lindo no palco a menininha chamada Fernanda que dublou a Ellie em UP Altas Aventuras ela é muito fofa, pena que ela não ganhou o oscar e ainda fez um monte de outros filmes tb a princesa e o sapo, 2012, Toy Story, caraca ela manda bem!!!!!
    PARABÉNS GATINHA!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente o Oscar da Dublagem demorou muito, eu tive que ir embora na metade, mas valeu a pena ver o Nelson Machado e a Mabel César!
    Parabéns pelo Post!

    ResponderExcluir