sábado, 15 de maio de 2010

Virada otaku

Parecia trio elétrico, mas em cima do carro de som não havia Ivete Sangalo nem Claudia Leitte. Veronica, vocalista da banda J~Squad, ao lado dos demais integrantes, cantou músicas-tema de animes (animações japonesas) e agitou a Parada Cosplay, no início da Virada Cultural 2010, na noite deste sábado. É a primeira vez que a cultura pop japonesa tem espaço no evento, que acontece desde 2005.

Os otakus, como são conhecidos os fanáticos pela cultura pop japonesa, seguiram o carro de som pelo centro de São Paulo. A reunião começou por volta das 18h30, na praça João Mendes. Em seguida, vieram cantando músicas das animações nipônicas. Os cosplayers, que se vestem como seus personagens de anime favoritos, viraram alvo dos fotógrafos e dos frequentadores da Virada.

Por volta das 19h, o carro parou na praça do Patriarca, e os fãs puderam tomar fôlego para cantar suas anime songs preferidas. Os cantores driblaram o frio com as músicas e a animação do público. A apresentação ficou prejudicada pelas falhas do playback (alguém riscou o CD do show!).

Às 20 horas, os otakus se reuniram com outros nerds na praça Roosevelt, no encontro denominado Dimensão Nerd. Um palco já estava montado para Veronica, Eduardo Costa e os demais integrantes da J~Squad entoarem as músicas preferidas da animada plateia. No meio do show, as bandanas de Naruto dividiram espaço com sabres de luz, e os Cavaleiros do Zodíaco se encontraram com os Cavaleiros Jedi. Fãs de anime e de Star Wars se encontraram e, por um instante, a apresentação da J~Squad foi ofuscada pela presença de Darth Vader.

A Parada Cosplay foi um aquecimento para dois eventos que acontecerão em breve: a
CosplayCon, nos dias 22 e 23 de maio, e o Anime Friends, em julho. Porém, a expectativa fica para que a cultura pop japonesa continue na próxima Virada Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário