domingo, 14 de março de 2010

Tudo o que é Sólido vira DVD

No dia 13 de março, a livraria Cultura do Bourbon Shopping Pompeia foi tomada por jovens apaixonados por livros. O local pode parecer óbvio, mas o motivo era o lançamento em DVD da série Tudo o que É Sólido Pode Derreter, produzida pela Ioiô Filmes em parceria com a TV Cultura.

Reunidos em um box com quatro DVDs, os 13 episódios da produção infanto-juvenil retratam o dia a dia de jovens de uma escola pública. A protagonista Thereza (Mayara Constantino) se envolve com as obras da literatura e passa a projetá-las em seu cotidiano.

De forma bem humorada, a série aborda clássicos como Macunaíma, de Mário de Andrade, Dom Casmurro, de Machado de Assis, e Os Lusíadas, de Luis de Camões. “Tenho o impulso de trazer outras formas de arte para dentro do audiovisual. E, na TV, sinto falta de coisas que tornem todas essas artes acessíveis aos jovens”, conta Rafael Gomes, um dos criadores de série.

O evento começou com um bate-papo com os diretores e atores de Tudo o que É Sólido Pode Derreter. Durante a coletiva, o elenco destacou que a série não tem a linearidade comum na dramaturgia televisiva. Thereza, por exemplo, mesmo sendo a personagem principal, não é boa moça o tempo todo. Nem Dalila (Wendy Bassi) exerce o papel de antagonista em todos os episódios – como o próprio nome da série sugere. Ao final, os atores foram surpreendidos com a exibição, no telão do auditório da livraria, dos erros de gravação, além de momentos de descontração entre os atores.

Em seguida, o público adolescente pôde praticar a tietagem com pedidos de autógrafos e fotos. “Graças ao episódio sobre Os Lusíadas, consegui tirar 8,5 na prova”, confessa uma fã ao diretor Esmir Filho.

Rafael Gomes adianta a produção da segunda temporada da série, que começará a ser produzida em breve. “O projeto mira obras da literatura de língua portuguesa. Vamos continuar com essa investigação das obras literárias dos grandes autores nacionais.”

A produção audiovisual também está prestes a concorrer espaço com os clássicos que aborda. O diretor começou a escrever um livro sobre Tudo o que É Sólido Pode Derreter. “Foi um convite de uma editora que gostou muito do trabalho feito na série. Estou tendo que descobrir como fazer isso, é um trabalho diário”, revela Rafael.

Enquanto a nova temporada não começa, os fãs podem assistir aos 13 episódios iniciais da série pela internet. Mas também vale o convite de aproveitar o tempo lendo uma das obras indicadas em Tudo o que É Sólido Pode Derreter.

EDIT: Esta reportagem foi publicada no site de Cultura Geral da Faculdade Cásper Líbero.

Um comentário:

  1. Adorei a serie e estou muito feliz de saber que vai haver segunda temporada,estou ansioso por isso.

    ResponderExcluir