sábado, 28 de novembro de 2009

Celso Unzelte lança "Timão 100 anos"

Após Jornalismo Esportivo: Relatos de uma paixão, lançado há duas semanas, o jornalista e professor da Faculdade Cásper Líbero, Celso Unzelte, lança mais uma publicação. Aproveitando os festejos do centenário do Corinthians, seu time de coração, em 2010, ele promoveu uma noite de autógrafos do livro Timão 100 anos – 100 jogos, 100 ídolos, na última terça-feira (dia 24) na Livraria Cultura da avenida Paulista.

Segundo o autor, a obra não é uma simples lista dos maiores jogos e ídolos da história corintiana: "A ideia não era produzir um livro estatístico, mas contar a história do clube de uma maneira diferente pelo menos de tudo o que foi publicado até agora. As biografias, a história e a importância dos jogos estão muito mais esmiuçadas do que tudo que escrevi antes”.

Dividido em décadas, o livro traz um panorama do período, inserindo o Corinthians naquele contexto. Há também notas explicativas sobre acontecimentos marcantes do clube, como a Democracia Corinthiana. “Não há uma história linear, há fatos importantes que chamam a atenção e que são comentados e ilustrados à parte. Isso deixa a leitura mais dinâmica”, explica.

Os jogos relacionados vão desde a primeira vitória do clube – 2 a 0 sobre o Estrela Polar, em 14 de setembro de 1910 – até o empate em 2 a 2 com o Internacional, que deu o título da Copa do Brasil de 2009. Para elencar os ídolos, o autor não recorreu a atributos técnicos. “Para o corintiano, o jogador não precisa ser necessariamente um craque, mas tem que ficar no coração”, esclarece. Celso fez questão de anexar uma relação, em ordem alfabética, de todos os jogadores que vestiram a camisa do Timão.

O jornalista Mauro Beting não poupou elogios ao mais novo livro do amigo: “Não há ninguém mais preparado para contar essa história como o Celso. Ele é um grande pesquisador e tem uma paixão indescritível pelo Corinthians. Não só para quem é corintiano, como também para quem gosta de futebol e de História”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário