Faleceu na manhã desta sexta-feira Gilberto Fernandes, o Gibe, um dos maiores humoristas do Brasil. Intérprete do Papai Papudo, personagem do Bozo (SBT) e ator de câmeras escondidas ao lado de Ivo Holanda, Gibe ficou sumido por uns tempos da TV. Encerrou sua carreira como redator para os programas de Renato Aragão, o Didi (Rede Globo).
Uma de suas últimas aparições públicas foi na festa organizada pela cantora Marly Marley para ajudar o ator e humorista Viana Júnior, que interpretava o personagem Apolônio - conhecido por se irritar com a Velha Surda (Rony Rios, morto em 2001) em A Praça é Nossa (SBT). O show foi realizado no Teatro Gazeta (SP) em 19 de maio. Infelizmente, Viana veio a falecer em 7 de junho.
Tive a felicidade de encontrar-me com Gibe e Ivo Holanda no Teatro Gazeta. Gibe queria ter o entusiasmo de seu amigo, queria voltar a atuar em câmeras escondidas, mas já estava debilitado do sistema circulátório. Além disso, sentia dores nos pulmões e tinha dificuldade para andar.
Gibe nem viu o show promovido por Marly Marley, só quis ver os amigos. Parecia uma despedida anunciada. E foi. Mas ele será sempre lembrado: em uma câmera escondida postada no YouTube ou reprisada no Programa Silvio Santos. Ou quando, em um encontro de amigos, se alguém perguntar as horas outro gritar: "São 5 e 60".
Nelson Machado é homenageado no Oscar da Dublagem 2010
O primeiro fim de semana do Anime Friends, maior evento de cultura pop na América Latina, foi um sucesso. A organização melhorou em comparação ao ano passado; apesar disso, contratempos irritaram boa parte dos visitantes.
Realizado pela terceira vez consecutiva no Mart Center (zona norte de SP), o Anime Friends reuniu mais três eventos no mesmo local: Comic Fair, Asia Fest e SP Game Show. Consequência do crescimento do próprio Anime Friends, que começou em 2003 paraticamente destinado apenas aos animes e mangás e, gradativamente, integrou outros elementos da cultura jovem, como os games e os quadrinhos. Os quatro eventos puderam ser bem divididos em cada espaço do Mart Center.
Não houve filas, pelo menos no sábado, dia 10 de julho, quando a reportagem compareceu ao evento. Uma das principais reclamações dos visitantes eram as filas gigantescas nos poucos caixas para trocar o dinheiro antes de comer (o real não é aceito na praça de alimentação). Cinco cabines, com dois caixas cada, espalharam-se pela praça, evitando a aglomeração.
Quem comprou ingresso antecipado era levado ao Palco Cosplay, onde seriam realizados concursos de coslpay, palestras e o Oscar da Dublagem, o principal acontecimento do dia além do Super Friends Spirits, show já tradicional que reúne intérpretes de canções de animações e seriados live-action japoneses.
Pois aí está um ponto negativo do evento. As duas maiores atrações foram programadas para o mesmo horário (19 horas), sendo o Oscar no Palco Cosplay e o Super Friends Spirits no Palco Principal. Os fãs tiveram que escolher entre acompanhar a premiação e conferir a apresentação de Akira Kushida, Takayuki Miyauchi e Shinichi Ishihara.
Não bastasse a coincidência de horários, o Oscar da Dublagem atrasou mais de uma hora. Os apresentadores da premiação, Hermes Baroli e Márcia Morelli, driblaram o alvoroço do público com dinamismo e bom humor. Os grandes vencedores da sétima edição do Oscar da Dublagem foram o estúdio carioca Delart e o filme Up - Altas Aventuras, com três prêmios, incluindo Melhor Direção e Melhor Dublagem. Um dos momentos mais emocionantes foi a homenagem a Nelson Machado (foto acima, retirada do site CavZodiaco.com.br), dublador de Kiko (Chaves), Fred Flintstone (Os Flintstones) entre outros personagens.
O teste final para a organização do Anime Friends será no próximo domingo, dia 18, último e mais lotado dia do evento. Abaixo, os vencedores do Oscar da Dublagem 2010:
Melhor dublagem: Up - Altas Aventuras (estúdio Delart). Melhor direção de dublagem: Garcia Jr. (Up - Altas Aventuras). Melhor dublador de protagonista: Isaac Bardavid (Logan em X-Men Origens - Wolverine). Melhor dubladora de protagonista: Mariangela Cantú (Dra. Grace em Avatar). Melhor dublador de coadjuvante: Lauro Fabiano (Dumbledore em Harry Potter e o Enigma do Príncipe). Melhor dubladora de coadjuvante: Miriam Fischer (Bellatrix em Harry Potter e o Enigma do Príncipe). Melhor narrador ou locutor: Philippe Maia (Todo Mundo Odeia o Chris). Prêmio revelação da dublagem: Dudu Drummond (Russel em Up - Altas Aventuras). Melhor canção ou trilha adaptada: Félix Ferrá (A Princesa e o Sapo). Melhor redublagem ou sequência: Lost (estúdio Delart). Melhor mixagem: Star Trek (estúdio Delart). Melhor tradução ou adaptação: Marcelo Del Greco e Arnaldo M. Oka (Saint Seiya - The Lost Canvas). Melhor dublagem de anime: Saint Seiya - The Lost Canvas (estúdio Dubrasil). Melhor dublador de anime: Silas Borges (Alone em Saint Seiya - The Lost Canvas). Melhor dubladora de anime: Cristiane Monteiro (Lindinha em Meninas Super Poderosas Geração Z). Conjunto da obra: Nelson Machado.